SMART CITY 7 anos atrás

IPLAN divulga evento sobre criação de software para melhorar espaço urbano

por iplan em 14 de junho de 2016

Um grupo de voluntários apreciadores do uso prático de softwares e tecnologia em prol do benefício social se reúne nesta semana para discutir a criação do projeto Rua Perfeita. O grupo Code for PG debate o desenvolvimento de um aplicativo acessível a toda a população ponta-grossense, e que possibilite o apontamento das principais melhorias necessárias ao espaço urbano da cidade.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN) está em contato direto com o grupo, apoiando o projeto para que os dados coletados possam ser utilizados na elaboração do Plano Diretor 2016, bem como pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) e pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa nas ações de gestão e planejamento da cidade.

Para dar início ao desenvolvimento do projeto, dois eventos estão agendados, e cada cidadão ponta-grossense está convidado a participar. O primeiro deles será nesta sexta-feira (10) às 19h30, no Boteking Bamburgueria (Rua Penteado de Almeida, 764, Centro). O segundo será neste sábado (11), a partir das 8 horas, no Hive Coworking (Rua do Rosário, 312, Centro).

O projeto Rua Perfeita do Code for PG é fruto do primeiro Hackathon da cidade de Ponta Grossa, evento que reuniu voluntários de diversas áreas com o objetivo de desenvolver soluções para os problemas do cotidiano do cidadão ponta-grossense.

O Projeto consiste em uma plataforma digital colaborativa e aberta que está em fase de desenvolvimento e permitirá ao cidadão opinar sobre possíveis melhorias nas ruas do município, direto sobre o mapa da cidade. O objetivo é que os dados coletados na plataforma possam contribuir constantemente para o planejamento e gestão urbana, assim como para a melhoria da qualidade de vida na cidade.

Estão especialmente convidados a participar do encontro, estudantes, além de profissionais, das áreas de design, publicidade, arquitetura e urbanismo, computação, administração, engenharias, jornalismo, cinema, artes cênicas, geografia, educação física, música, fisioterapia, gastronomia, entre outras.

Code for Ponta Grossa
Code for Ponta Grossa é uma Brigada do Code for America. Um grupo de voluntários que colaboram com parceiros governamentais e da comunidade local para construir novas ferramentas que ajudam com questões cívicas locais. O propósito do grupo é dar poderes ao cidadão para que colabore na gestão da cidade. Não é preciso ter conhecimento sobre tecnologia para participar, pois a colaboração inclui diversas outras habilidades. O grupo vem trabalhando em diversos projetos, entre os quais está o ‘Rua Perfeita’.

Mais informações:

Veja no Portal aRede