Parklets

Programa Nossa Vaga

Parklets são estruturas construídas em vagas de estacionamento de veículos a fim de proporcionar mais espaços de lazer para a população. Os primeiros parklets foram criados em São Francisco, nos Estados Unidos para promover maior interação entre a população local. No Brasil, cidades como São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte já aderiram à ideia.

O Programa Nossa Vaga, em Ponta Grossa, amplia espaços de lazer e permanência para as pessoas, em locais que anteriormente eram ocupados por carros, ao mesmo tempo que incentiva  transporte à pé na cidade. O projeto de lei que deve ser aprovado pela Câmara Ponta Grossa prevê que a estrutura poderá ser executada pela Prefeitura ou por iniciativa privada mediante aprovação do Iplan.

Qualquer cidadão poderá utilizar os parklets, sendo a manutenção e conservação de responsabilidade do empreendedor. Não será permitida sua exploração comercial.

“O parklet é uma espécie de ‘mini-parque’ temporário implantado e mantido pela própria população sobre as vagas de estacionamento na via. As vagas de estacionamento são espaços públicos de utilização potencialmente privada, já que um carro estacionado pode ocupar por longas horas uma área de cerca de 10 m² que poderia, em muitos casos, ser mais bem utilizada para outras atividades.” (Bianca Camargo Martins, Arquiteta e Urbanista do Iplan).

 

Clique aqui para fazer o download da Cartilha

Clique aqui para fazer o download da Placa Editável (DWG)

Secured By miniOrange