Acessibilidade

Sistema de Acessibilidade para Ponta Grossa – Primeiro colocado nacional!

A proposta para a criação de um Sistema de Acessibilidade para Ponta Grossa foi uma das 36 propostas contempladas com verba para “Apoio a Projetos de Acessibilidade para Pessoas com Restrição de Mobilidade e Deficiência”. Esse resultado, divulgado ontem, 18 de novembro de 2014, no Diário Oficial da União, revelou também que a proposta de Ponta Grossa, elaborada pelo IPLAN (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa) em junho desse ano, foi a primeira colocada dentre todos os municípios da nação, tendo conquistado 22 pontos do máximo de 25, com nota máxima em três dos cinco critérios de análise.

A etapa conquistada pelo IPLAN, refere-se à fase de viabilização de contratação de projetos executivos para todas as áreas contempladas na proposta enviada em julho ao Ministério das Cidades. A conquista da viabilização dos projetos executivos e o destaque como primeiro colocado permitirão futuramente, com segurança, a captação de verba para a execução das obras.
Serão quase trezentos mil reais investidos em projetos de adequação de mais de dezoito quilômetros de calçadas para cumprir com os requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade em áreas prioritárias da cidade.

As áreas darão acesso a uma série de serviços, instituições e espaços públicos de lazer. Um setor central conecta INSS, Prefeitura Municipal, Terminal Rodoviário, Terminal Central, todo entorno do futuro Parque Central que irá da Estação Ponta Grossa (Estação Saudade) até os Fundos da Biblioteca e do Conservatório Musical. Além do setor central, diversos outros pontos estratégicos foram contemplados com suas áreas de entorno até os pontos de ônibus mais próximos, integrando-os assim ao sistema de transporte coletivo de todo o município e seguindo as recomendações e solicitações de membros de diversas instituições relacionadas aos deficientes físicos. Esse é o caso da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santa Paula e a Praça dos Esportes e da Cultura (PEC), ambos construídos com recursos do PAC2, o Programa de Aceleração do Crescimento promovido pelo Governo Federal.

Foram contempladas as sedes das instituições abaixo na concepção da proposta:
ADFPG – Associação dos Deficientes Físicos de Ponta Grossa
APACD – Associação Pontagrossense de Assistência à Criança Deficiente
APADEVI-Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais
APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
APEDEF – Associação Pontagrossense de Esportes para Deficientes Físicos
UNIDEV – União dos Deficientes Visuais
SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social
SMAS – PROAMOR – Departamento do Deficiente
SMAS – PROAMOR – Departamento do Idoso

Espera-se com esse projeto dar início a um processo sólido e contínuo de promoção da
acessibilidade em toda a cidade de Ponta Grossa.

Secured By miniOrange