Prefeitura desenvolve mapa de Ponta Grossa em dados

por iplan em 10 de março de 2016

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa – IPLAN, em um trabalho conjunto com diversas secretarias municipais e órgãos de administração pública, acaba de concluir a primeira etapa do mapeamento de informações que servirá para orientar o desenvolvimento da cidade e os investimentos públicos em áreas como saúde, educação e infraestrutura urbana.

A equipe do IPLAN trabalhou no levantamento e mapeamento de dados ao longo dos últimos anos, contando com a colaboração de cada secretaria municipal; e o Cadastro Técnico Municipal (CTM) inseriu as informações no sistema corporativo da Prefeitura. Dessa forma, o Município cadastrou os serviços oferecidos, mostrando em que ponto da cidade eles estão localizados. Na prática, isso servirá tanto para a comunidade acadêmica, na realização de pesquisas, como também para a população de forma geral, explica o presidente do IPLAN, Paulo Barros.

“A universalização da informação é importante para que todas as pessoas tenham acesso, seja na obtenção de dados técnicos ou para conhecimento dos equipamentos públicos de seu bairro. O IPLAN desenvolveu esse levantamento de dados e acreditamos que será útil, também, na atualização do Plano Diretor e no planejamento para novos investimentos do Município. Suponhamos que um novo loteamento esteja sendo aprovado pela Prefeitura; por meio desse sistema, é possível para o empreendedor propor áreas institucionais a serem reservadas para a instalação de equipamentos públicos como escola ou unidade de saúde”, detalha Barros.

O sistema também será uma importante ferramenta para a elaboração de Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV), cuja obrigatoriedade já foi aprovada pelo Legislativo e deve ser sancionada nos próximos dias. Com isso, quem for iniciar novo empreendimento pode fazer uso do mapa para elaborar o EIV, apontando a necessidade de melhorias no entorno como alterações no trânsito, por exemplo. O acesso ao sistema pode ser feito através do portal da Prefeitura, no link Geo Web, na aba lateral direita.

Auxílio no desenvolvimento
O sistema também possui informações a respeito da população (número de habitantes, faixa etária e social por bairro) obtidas por meio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A médio e longo prazo, essa plataforma on-line deve facilitar uma série de ações para a melhoria na qualidade de vida dos ponta-grossenses.
Ferramenta similar está sendo alimentada, pelo Iplan, junto ao Governo do Estado. É o Sistema Paranacidade Interativo, uma ferramenta on-line oferecida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU), que deve colaborar, também, para o desenvolvimento de todo o Paraná.