Audiência pública sobre Planos Diretor e de Mobilidade Urbana acontece na próxima segunda-feira


por iplan em 10 de agosto de 2018

Por Millena Sartori

No dia 13 a população poderá conhecer e tirar as suas dúvidas sobre os documentos

Na próxima segunda-feira (13) a população terá mais uma oportunidade para entender, opinar e participar do planejamento da cidade para os próximos dez anos. Será realizada a terceira audiência pública relacionada à revisão do Plano Diretor e à elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Ponta Grossa, documentos que estão sendo elaborados pela Prefeitura Municipal, através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), juntamente à consultoria da empresa Urbtec. A audiência será realizada às 18h30 horas e terá como local o Centro de Cultura.

O objetivo do encontro é fazer uma síntese da análise temática integrada e, segundo a arquiteta do Iplan Karla Stamoulis, serão apresentadas as atividades e informações já produzidas, o novo plano e cronograma de trabalho e será reformulado o grupo oficial de acompanhamento. “Também será aberto um espaço para esclarecimento de dúvidas e proposição de sugestões que possam somar ao planejamento”, aponta Karla.

O diretor da Urbtec, Gustavo Taniguchi, afirma que a atividade irá consolidar a primeira parte da análise, que consiste no levantamento preliminar de informações e análise do material produzido em 2016 para a validação e complementação. “A próxima fase será a de Diretrizes e Propostas, onde serão realizadas outras oficinas comunitárias para que a população contribua com sugestões para o futuro da cidade no desenvolvimento urbano e também mobilidade”, conta Taniguchi, que também adianta que na próxima etapa será realizado o PAI – Plano de Ação e Investimentos, “que estabelecerá as prioridades e custos das propostas apresentadas”.

Participação popular

Por trabalhar com aspectos de todas as regiões da cidade e relacionado com diversos setores – como, por exemplo, transporte coletivo, trânsito, infraestrutura, equipamentos públicos, aspectos ambientais, habitação, lazer e áreas verdes – a Prefeitura promove ações comunitárias para ouvir as demandas diretamente da população.

Conforme explica o presidente do Iplan, Ciro Ribas, as informações técnicas levantadas são complementadas e detalhadas a partir dos relatos feitos nas reuniões populares. “Nós precisamos da mobilização popular para que esses documentos de planejamento atendam à realidade de quem vive em Ponta Grossa. Os Planos guiarão o desenvolvimento da cidade dos próximos 10 anos e devem contemplar as reais necessidades do município”, aponta Ribas.

Porém, nas últimas oficinas realizadas o número de participantes não atendeu as expectativas dos projetos. “Todas as sugestões das pessoas que participaram foram muito válidas, mas analisamos que, se compararmos o número de presentes com o total habitacional de Ponta Grossa, o envolvimento foi baixo”, comenta a arquiteta Karla, enfatizando o convite para a Audiência Pública que será realizada na próxima segunda-feira (13).

Mais informações estão disponíveis no site http://planodiretor.pontagrossa.pr.gov.br.

Fonte: PortalPMPG


photo_camera Galeria de fotos:


Pular para o conteúdo Secured By miniOrange