Estudo de Impacto de Vizinhança viabiliza nova estrutura para Viveiro Municipal

por iplan em 6 de agosto de 2018

Por Mariana Galvão Noronha

Estrutura precária foi substituída por uma construção sustentável com área duas vezes maior e mais moderna

A Prefeitura de Ponta Grossa, através de uma compensação viabilizada pela Lei de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) referente ao Condomínio Edifício Belvedere, empreendimento da Construtora e Incorporadora Rottas, recebeu na manhã de hoje (03) a nova estrutura do Viveiro Municipal, espaço onde são produzidas as mudas de flores e árvores usadas no paisagismo das áreas públicas da cidade. Além de mais moderna e funcional, a nova estrutura também foi construída com foco na sustentabilidade, com captação de água da chuva para reaproveitamento.

“O viveiro municipal realiza um importante trabalho no município, com o plantio de flores e árvores em nossas praças e outros espaços públicos e essa nova estrutura é um espaço merecido pelo trabalho que essa equipe desempenha. Esta já a segunda obra que recebemos em parceria com a construtora Rottas, de forma que o Município ganha com novos empreendimentos imobiliários e ganha com ações como essa, uma bela obra que trará mais qualidade para o trabalho desses servidores”, comemorou o prefeito Marcelo Rangel.

O investimento na obra foi de R$ 400 mil, garantindo estrutura em container com escritório, refeitório, depósito e garagem, mais as melhorias como pavimentação interna, execução de rede de drenagem e sistema de captação de água. A área do Viveiro passou de 42m² para 105m². As plantas foram reorganizadas e ainda existe a possibilidade de implantação de um orquidário no local.

“Ponta Grossa é uma cidade que precisa de um trabalho focado na arborização e o Viveiro vem conseguindo mudar essa realidade, mostrando para nós uma Ponta Grossa mais bonita e colorida. A estrutura anterior precisava de modernização e o investimento da Construtora Rottas foi fundamental nesse processo para garantir um local que dará mais qualidade de trabalho para a equipe”, aponta o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

O presidente da Rottas, Paulo Folador, destaca que o propósito da empresa não é apenas entregar obras e empreendimentos imobiliários de qualidade, mas também trabalhar em nome do crescimento sustentável da cidade.  “Toda população tem direito a uma cidade em que o meio ambiente está sendo preservado. Nesse caso, entendemos que a melhor forma de colaborar com o meio ambiente era apostar na revitalização do local que cuida do paisagismo de Ponta Grossa”, destaca.

Trabalho antigo
O viveiro municipal foi criado em 1997, pela então secretária de Agricultura, Sandra Queiroz. Ela esteve presente na solenidade para receber uma homenagem e detalhar sobre o início desse projeto. Hoje, a responsável técnica pelo Viveiro Municipal é a agrônoma Isabel Meister, que é servidora pública da Prefeitura há 24 anos.

“Essa casa nova para o trabalho do Viveiro Municipal é um sonho e só temos a agradecer a confiança do prefeito na equipe de paisagismo e no nosso trabalho e à vice-prefeita, que acreditou na revitalização desse espaço. Sem o EIV, não teríamos uma estrutura tão boa como essa que estamos inaugurando hoje”, declara Isabel.

Nos últimos anos, o Viveiro Municipal realizou o plantio de 1.5 milhão de flores, 5 mil arbustos e 1.800 árvores nativas de grande porte.

Novas compensações
O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), Ciro Ribas, aproveitou a oportunidade para destacar outras obras que serão viabilizadas pela iniciativa privada através dos Estudos de Impacto de Vizinhança. “Através de outro empreendimento, a Rottas também já pavimentou uma ligação interbairros, entre Santa Luzia e Borato, e ainda tem medidas a serem executadas, como a reforma de um CMEI, por exemplo”, apontou o presidente do Iplan.

Também estão em destaque medidas de outros EIVs, como um Centro de Educação Ambiental que deverá ser construído no Parque de Olarias: “É um espaço que, a partir de containers, contará com sala de aula, ateliê de confecção e espaço de exposição, entre outros. Inovador e sem custo nenhum aos cofres públicos”, contou Ribas.

Estudos de Impacto de Vizinhança
A Lei dos EIVs foi criada em 2016 e, desde então, já possui 69 estudos protocolados e diversos aprovados. Ela determina que grandes empreendedores entrem com contrapartidas que funcionem como compensação nas regiões em que serão instalados – ou seja, cada grande empreendimento que irá se instalar na cidade deve oferecer serviços que funcionem como neutralizadores dos impactos causados. Na prática, são medidas como implantação de sinalizações, paisagismo em áreas próximas, pavimentações em ruas e reformas de escolas, por exemplo.

Presenças
Acompanharam a entrega do novo Viveiro Municipal a coordenadora do espaço, Elisangela Schinaider, os secretários municipais Maurício Silva, Celso Sant’Anna, Cláudio Grokoviski e Roberto Pelissari; os vereadores Rudolf Polaco, Geraldo Stocco e Paulo Balansin; o integrante do Conselho do Meio Ambiente, Edilson Gorte; representantes da Ponta Grossa ambiental e o trabalhadores da equipe de paisagismo.

Fonte: PortalPMPG

Secured By miniOrange