GEOPROCESSAMENTO 8 anos atrás

Iplan alimenta sistema para auxiliar planejamento municipal


por iplan em 19 de outubro de 2015

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) esteve representado, na última quinta-feira (15), em encontro promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU) através do Paranacidade, junto aos municípios da regional de Ponta Grossa. O evento ocorreu na sede da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), e teve como foco o treinamento para incrementar o Sistema Paranacidade Interativo.

O Sistema Paranacidade Interativo (www.paranainterativo.pr.gov.br) consiste em uma ferramenta desenvolvida e disponibilizada pelo Paranacidade para facilitar e oferecer novas formas de desenvolver o planejamento dos municípios. Cada cidade deve encaminhar dados referentes à população, serviços e infraestrutura oferecida. Esses dados compõem um grande mapa que possibilita compreender índices de desenvolvimento de cada município, e de cada região dos municípios.

Na última quinta-feira, quem participou do encontro foi a arquiteta do Iplan, Nadia Besciak. Segundo ela, o sistema vem sendo alimentado há anos, e já possui informações completas a respeito da população (número de habitantes, faixa etária e social por bairro) e sobre a pavimentação existente em Ponta Grossa até 2012. O próximo passo é informar novas áreas de pavimentação e recuperação de asfalto. O Iplan também já está enviando os dados sobre a oferta de escolas e suas localizações, e ainda vai reunir números e localizações sobre os setores de Saúde, de Segurança Pública e de Trânsito.

“A partir dos dados do Paranacidade Interativo é possível cruzar informações e saber, por exemplo, que um bairro teve um crescimento populacional acentuado, o que exige a construção de mais um posto de saúde, ou mais uma escola infantil”, exemplifica Nadia. Ela lembra que o Sistema tem possibilidades infinitas que incluem, até mesmo, o cálculo médio de investimento financeiro para uma nova obra de pavimentação e qual região deve ser priorizada.

Para alimentar o Sistema, o Iplan mantém contato com as várias secretarias e órgãos da administração municipal. A médio e longo prazo, essa plataforma on-line deve facilitar uma série de ações para a melhoria na qualidade de vida dos ponta-grossenses, assim como deve ocorrer nos demais municípios participantes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.


photo_camera Galeria de fotos:


Pular para o conteúdo Secured By miniOrange