EVENTOS 8 anos atrás

Técnicos do IPLAN apresentam trabalho em evento nacional de Planejamento Urbano

por iplan em 9 de junho de 2015

Técnicos do IPLAN participaram, na última semana, da 16ª edição do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (XVI ENANPUR). O evento, que aconteceu em Belo Horizonte, foi destinado a pesquisadores e profissionais de urbanismo e teve como tema “Espaço, planejamento e insurgências: alternativas contemporâneas para o desenvolvimento urbano e regional”.

Nesta edição do encontro foram submetidos mais de mil trabalhos para seleção, dos quais cerca de trezentos foram selecionados e expostos em apresentações orais e banners. Dentre os selecionados estiveram os temas propostos pela equipe do IPLAN. A arquiteta e urbanista do IPLAN, Nadia Cibele Besciak, apresentou o tema “Gestão metropolitana: a unidade territorial de planejamento do Itaqui como instrumento de ordenamento territorial em área de manancial da Região Metropolitana de Curitiba” durante a sessão temática intitulada “Moradia, cidade e natureza”. Na sessão temática também foram discutidas a relação necessária entre políticas urbanas e ambientais, a gestão das águas urbanas e a interface ambiental na urbanização de favelas. Nisiane Madalozzo e Renato Dombrowski, também profissionais da área de arquitetura e urbanismo atuantes no IPLAN, apresentaram em conjunto o trabalho “Um Aporte à Construção de Alternativas Contemporâneas para o Desenvolvimento Urbano e Regional: O Caso De Ponta Grossa” na sessão livre intitulada “A Legislação Urbana e Ambiental e Seus Reflexos na Produção, Configuração e Distribuição dos Espaços Livres Intraurbanos em Cidades Médias Brasileiras”. Na apresentação, foram demonstrados os condicionantes, características e potenciais do Sistema de Espaços Livres do município, que inclui vias, praças, parques, fundos de vale e áreas não edificadas em geral. Discutiu-se a respeito do impacto da legislação municipal urbana e ambiental no sistema de espaços livres, além da importância de arranjos institucionais estratégicos como alternativa para o planejamento e gestão urbanos mais eficientes, sobretudo a importância de uma aproximação entre poder público, comunidade científica e população, todos dirigidos por um mesmo interesse comum: a melhoria da qualidade de vida no município.

Nos cinco dias de programação, ocorreram 12 mesas-redondas com a presença de convidados de instituições nacionais e internacionais, 10 eixos temáticos que incluíram 82 sessões temáticas, 78 sessões livres de apresentações e discussões de trabalhos, conferências e entrega de prêmios para trabalhos de doutorado e mestrado, artigos e livros de destaque na área do planejamento regional e urbano. No evento, também foi possível realizar o primeiro encontro presencial do grupo de pesquisa multicêntrico ‘Sistemas de Espaços Livres Intraurbanos em Cidades Médias Brasileiras’, formado por pesquisadores de sete cidades de médio porte. Desde dezembro de 2014, os arquitetos urbanistas do IPLAN têm recebido apoio do instituto para trabalhar nesse projeto de pesquisa com acadêmicos da graduação em arquitetura e urbanismo de Ponta Grossa. O objetivo principal é levantar, analisar e propor soluções adequadas ao sistema de espaços livres intraurbanos ponta-grossense, buscando, através dos pesquisadores, diretrizes que possam ser aplicadas pelo poder público na gestão urbana. Desde março, as ações do grupo ponta-grossense têm sido coordenadas à do grupo nacional. A intenção é que, partir de julho de 2015, as pesquisas sejam ainda mais conjuntas, permitindo, como produto dessa conexão, encontrar soluções para uma melhor gestão desses espaços em cidades como Ponta Grossa.

A equipe avalia que participar de um evento tão significativo e importante para o avanço das cidades brasileiras, com a oportunidade de intercâmbio de informações entre instituições de todo país e de fora, é um avanço para o IPLAN e seus objetivos como entidade máxima do planejamento urbano e regional do município, com influência direta sobre a revisão do Plano Diretor Municipal e demais ações do instituto.