REFERÊNCIA 8 anos atrás

Projetos de Ponta Grossa são referência para Araucária

por iplan em 14 de julho de 2015

Em busca de estabelecer uma relação mais próxima e compartilhar conhecimentos sobre desenvolvimento e planejamento urbano e tecnologia para arrecadação, uma comitiva da Prefeitura de Araucária realizou visita técnica na Prefeitura de Ponta Grossa, nesta sexta-feira (10), liderada pelo secretário de Planejamento daquele município, Márcio Villela.

“Estamos iniciando os trabalhos em relação ao Plano Diretor e também ao Plano de Mobilidade em Araucária e Ponta Grossa passou a ser uma referência para nós. A visita técnica tem com o objetivo compartilhar conhecimento e principalmente a experiência até hoje apresentada aqui em Ponta Grossa por meio de uma imersão na área de finanças e conhecer também a solução de Geoprocessamento que foi implantada e que passou a ser uma alavanca para melhorar a arrecadação do município”, explica Villela, que acrescentou que ficou sabendo sobre a evolução em tecnologia e planejamento de Ponta Grossa por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (SEDU) e da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). “Temos uma relação muito próxima com a SEDU e também com a Celepar e lá tivemos o conhecimento de tudo o que está sendo realizado aqui em Ponta Grossa”, afirma.

O IPLAN apresentou seus trabalhos sobre o Estudo de Mobilidade Urbana, a proposta para acessibilidade, que foi objeto de um edital do Ministério das Cidades e Ponta Grossa foi reconhecida como principal trabalho do país, propostas para Plano Diretor, Plano de Mobilidade e para o Parque Central. Além disso, a comitiva recebeu orientações sobre o novo sistema de Georreferenciamento implantado pela prefeitura princesina. “Em virtude do trabalho já desenvolvido desde 2013 pelas equipes da Secretaria Municipal de Planejamento e do IPLAN, Ponta Grossa se tornou referência para outros municípios. Então, é uma ótima oportunidade para troca de experiências, já que Araucária também desenvolveu trabalhos importantes nesse sentido. É também muito gratificante porque é um reconhecimento de todo o nosso esforço”, avalia Jamile Salim, arquiteta e urbanista da Secretaria de Planejamento de Ponta Grossa.