Primeira oficina comunitária dos Planos Diretor e de Mobilidade Urbana será na próxima semana

por iplan em 21 de junho de 2018

Por Millena Sartori

Participação popular é fundamental para definir o desenvolvimento de Ponta Grossa nos próximos anos

A partir da próxima semana serão iniciadas as atividades voltadas à participação da comunidade na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) e revisão do Plano Diretor (PD) de Ponta Grossa. O cronograma da elaboração dos documentos envolve a promoção de oficinas comunitárias e audiências públicas –enquanto a primeira modalidade realizará dinâmicas de grupo para ressaltar pontos positivos e negativos de todas as regiões da cidade, a segunda consiste na apresentação de ideias e conceitos para esclarecimento e discussão junto à população.

Através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), o Município contratou a empresa Urbtec Engenharia, Planejamento e Consultoria para a execução do projeto. Desde abril, quando foi divulgado o cronograma de trabalho da produção dos documentos, começou a ser montado um diagnóstico infraestrutural da cidade com um levantamento de dados que está considerando tanto o trabalho produzido pela empresa que iniciou a revisão, mas rescindiu o contrato com a Prefeitura, quanto com novas informações a respeito de Ponta Grossa.

Agora, conforme explica o presidente do Iplan, Ciro Ribas Jr., as informações serão complementadas e detalhadas a partir da participação da população. “Nós precisamos da mobilização popular para que esses documentos de planejamento atendam às demandas e à realidade de quem vive em todas as regiões da cidade. Eles guiarão o desenvolvimento dos próximos 10 anos e devem contemplar as reais necessidades do município”, aponta Ribas.

A primeira oficina comunitária será realizada na próxima semana, na sexta-feira (29), às 18h30 no Centro de Cultura. As próximas estão agendadas para dos dias 30 e 31 de julho, 3 e 4 de setembro e 5 e 6 de dezembro. Já as audiências públicas serão iniciadas no dia 13 de agosto, tendo sequência programada para 12 de novembro e 7 de fevereiro de 2019.

Entenda os documentos

Segundo o Estatuto das Cidades, disposto na Lei Federal nº 10.257/2001, o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, parte integrante do processo de planejamento municipal. Conforme explica o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), Ciro Ribas Jr., o PD pensa na próxima década, organizando o crescimento da cidade e orientando as prioridades de investimentos.

“Para aproveitar a revisão do PD também desenvolvemos o projeto do PlanMob, que projeta a otimização da mobilidade urbana da cidade. Ambos estão sendo elaborados simultaneamente, para complementar-se e atender a todos os temas de forma consoante”, ressalta Ribas.

A arquiteta do Iplan Karla Stamoulis conta que equipes da Urbtec, sob fiscalização do órgão municipal, já estão realizando trabalho de campo. “Desde as últimas semanas já podem ser observadas por toda a cidade equipes técnicas que estão realizando um levantamento para o PlanMob. A primeira fase está focando no transporte coletivo, estudando a frequência e ocupação das linhas disponíveis. A partir da próxima semana os usuários começarão a ser abordados”, explica a arquiteta, adiantando que após o transporte coletivo, será explorado o sistema viário em geral.

Secured By miniOrange