Primeira oficina comunitária dos Planos Diretor e de Mobilidade Urbana levanta potencialidades de PG

por iplan em 2 de julho de 2018

Por Millena Sartori

A atividade pública elencou pontos positivos e negativos para diagnóstico do município

Foi realizada na última sexta-feira (29) a primeira oficina comunitária que integra a programação da revisão do Plano Diretor (PD) e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de Ponta Grossa. Cerca de 50 pessoas participaram da dinâmica, que teve o propósito de ouvir a população para integrar percepções sobre a cidade no diagnóstico que está sendo produzido acerca da estrutura do município.

Os documentos estão sendo feitos pela Prefeitura Municipal através do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), com a consultoria da empresa Urbtec. A arquiteta do Iplan Karla Stamoulis conta que na oficina os participantes foram divididos em grupos para elencar aspectos positivos e negativos a partir de diversos temas.

“Foram discutidas potencialidades e deficiências de pontos como mobilidade, infraestrutura, equipamentos públicos, medidas ambientais, habitação, lazer e áreas verdes, por exemplo”, relata a arquiteta, que destaca que o debate foi produtivo e envolveu pessoas com conhecimento técnico de segmentos variados.

Todas as questões citadas passarão a ser analisadas pela equipe responsável pela elaboração dos documentos, que é composta por profissionais de diversas áreas. As próximas oficinas, agendadas para o final deste mês, começarão a levantar propostas e soluções para as percepções apresentadas.

Trabalho de Campo
Desde o mês passado equipes da Urbtec, sob fiscalização do Iplan, estão realizando pesquisas técnicas em todas as regiões da cidade. “Eles estão fazendo um levantamento prático para o PlanMob. Primeiramente está sendo estudado o transporte coletivo, como frequência e ocupação das linhas disponíveis, além de abordagem dos usuários”, explica Karla, afirmando que posteriormente será explorado o sistema viário em geral.

FONTE: PORTALPMPG