Prefeitura realiza parceria com empresas para adoção de praças

por iplan em 19 de outubro de 2015

A Prefeitura de Ponta Grossa está buscando ampliar o Programa de Adoção de Praças, que permite que empresas possam realizar manutenção de logradouros públicos. A medida inclui jardins em canteiros, floreiras, praças e parques. Em contrapartida, a empresa participante pode utilizar os mesmos espaços para fazer a própria publicidade, de acordo com padrões previstos em lei.

O objetivo da ação é dividir a responsabilidade de preservação das praças e canteiros, que existem em grande quantidade em Ponta Grossa, permitindo remanejar a mão de obra do Município. Dessa forma, é possível ampliar o número de praças atendidas e estender as ações da prefeitura, além de gerar economia aos cofres públicos.

Ao mesmo tempo, o Programa estimula a preocupação ambiental, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos por meio da preservação dos espaços públicos. A prática de adoção dos logradouros ajardinados por parte de empresas e entidades da sociedade civil organizada é cada vez mais comum no País, e também prestigia os participantes junto à comunidade.

O Programa é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e conta com apoio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan), que elabora os projetos para cada praça a partir da solicitação das empresas, as quais também podem apresentar os próprios projetos ao Iplan, se assim preferirem. A Secretaria Municipal de Obras realiza orientações e fiscalização sobre os trabalhos realizados sob responsabilidade da empresa.

O empresário interessado deve realizar protocolo na Praça de Atendimento da prefeitura, solicitando a adoção de praça ou logradouro. Na ocasião, devem ser apresentados os documentos de Contrato Social e CNPJ, comprovante de endereço da empresa, RG e CPF do representante legal, comprovante de endereço do representante legal, ofício identificando a área de interesse para adoção (contendo mapa, foto, ou detalhamento do endereço do logradouro).

As adoções exigem apenas o plantio ou replantio de espécies vegetais no local selecionado, manutenção e limpeza do gramado, de arbustos, árvores e flores, assim como realização da poda periódica. A prefeitura, atualmente, analisa oito requerimentos de empresas, dos quais cinco são de canteiros e outros três são de praças.

Ampliação de parcerias
O sistema de adoção de praças é similar com o que vem sendo realizado pela empresa Ponta Grossa Ambiental (PGA), que vem fazendo melhorias na Praça Barão de Guaraúna, na Praça Barão do Rio Branco e na Praça João Pessoa. A diferença principal é que, como a PGA já realizava limpeza desses três locais, a parceria ampliou seu rol de atividades.

O diretor da PGA, Marcius Borsato, descreve algumas das atividades que vêm sendo realizadas. “Ajudamos com o plantio de grama nova na Praça Barão do Rio Branco, fazendo a pintura dos bancos e substituição de lixeiras. Estamos ajudando na revitalização das praças com mão de obra e poda de galhos de árvores. Na Praça Barão de Guaraúna, lavamos as calçadas e arrumamos o petit-pavé”, exemplifica Borsato. “É fundamental cada um dar sua contribuição para ver a cidade mais limpa e organizada, vivendo em um ambiente melhor”, finaliza.