PROJETOS 8 anos atrás

Prefeito sanciona lei para revitalização da Estação Saudade

por iplan em 10 de março de 2016

O prefeito Marcelo Rangel sancionou, nesta tarde, lei aprovada hoje na Câmara Municipal, autorizando o convênio da Prefeitura de Ponta Grossa com o Serviço Social do Comércio (SESC), através da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), para administração do prédio histórico da Estação Saudade.

O projeto de lei de concessão de o estudo de viabilidade técnica foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa –  IPLAN, Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal de Indústria, Comercio e Qualificação Profissional, Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, Procuradoria Geral do Município e Fundação Municipal de Cultura

A lei número 12.465/2016 autoriza o convênio da cessão do espaço para a Federação durante 25 anos, com possibilidade de renovação do contrato por mais 25. O projeto de lei também prevê que todas as ofertas de atividades culturais devem destinar 10% das vagas para participação gratuita da comunidade.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Mainardes Júnior, ressalta que houve agilidade na votação do projeto de lei, já que garante a Ponta Grossa a recuperação de um espaço de grande importância histórico cultural. “A parceria com o Sesc/Fecomércio vai garantir condições de uso e manutenção da Estação Saudade. Sem dúvida, é um projeto importante que foi votado rapidamente para trazer um benefício à população”, conta Mainardes.

O prefeito Marcelo Rangel comemora a agilidade na aprovação da lei e destaca que fez questão de sancionar logo em seguida, já que a Estação Saudade será transformada em um símbolo turístico e também num instrumento público de qualificação profissional e de lazer e serviço para a comunidade. “Esta será uma das maiores obras conquistadas através de uma grande parceria da Prefeitura, porque será realizada em um símbolo da cidade de Ponta Grossa”, explica o prefeito.

A Secretária de Administração e Recursos Humanos, Elizabeth Schimidt, destaca que o projeto vai trazer dignidade para o local. “Com a revitalização as pessoas vão conhecer sobre a história da Estação e consequentemente da cidade de Ponta Grossa.”

A partir de agora, o SESC/Fecomércio vai revitalizar toda a estrutura do prédio e depois passa a utilizar o espaço como Casa de Cultura, cozinha pedagógica e café escola. A Estação vai se tornar o 3º Centro de Cultura do Serviço Social do Comércio (SESC) no Paraná.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa