PLANO DIRETOR 8 anos atrás

IPLAN realiza oficina técnica sobre o Plano Diretor

por iplan em 6 de abril de 2016

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN) coordenou, na tarde dessa terça-feira (5), uma oficina técnica para a elaboração do Plano Diretor 2016 junto a representantes de vários departamentos da Prefeitura, e também com membros do Conselho Municipal da Cidade. Também participaram integrantes do Poder Legislativo e da empresa Ambiens, que realiza trabalho de consultoria na produção do Plano.

O objetivo do evento foi apresentar metodologias específicas, que serão utilizadas para iniciar a composição do documento, e ampliar o envolvimento de todos os setores do Município na elaboração do texto que irá apresentar as diretrizes para o desenvolvimento urbano da cidade pelos próximos 10 anos.

Conforme a arquiteta e urbanista Jamile Salim, neste primeiro momento, estão sendo explicadas as fases de desenvolvimento do Plano. Mas o principal desafio é sensibilizar as equipes técnicas da Prefeitura, para que sejam identificadas outras pessoas e instituições representativas que possam colaborar na elaboração do documento.

“Queremos promover a mobilização de todos nesse trabalho, que consiste na organização das políticas públicas para o desenvolvimento territorial urbano. Uma das nossas primeiras ações foi, justamente, traçar um organograma das secretarias, para possibilitar o acréscimo de informações no Plano em todas as áreas”, explica Jamile.

O arquiteto Renato Dombrowski lembra que reuniões como essa também servem para explicar o funcionamento do Plano Diretor e de seu uso. “O Plano Diretor não vai resolver todos os problemas da cidade, mas deve direcionar muitas das ações em benefício da população, no que se refere à política de desenvolvimento urbano e territorial”, diz. Para isso, ele destaca a importância de que toda a população participe das discussões. O site da Prefeitura (www.pontagrossa.pr.gov.br) e o hotsite do Iplan (iplan.pontagrossa.pr.gov.br) são constantemente atualizados, e toda a comunidade ponta-grossense está convidada a apresentar as prioridades que serão determinantes para o correto crescimento da cidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa