EVENTOS PLANO DIRETOR 7 anos atrás

IPLAN promove oficina cartográfica para alunos da UEPG

por iplan em 25 de maio de 2016

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN) ministrou, na última semana, uma oficina de elaboração de mapas para acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Os alunos foram divididos em cinco grupos, e receberam orientações de três arquitetos e dois estagiários do IPLAN a respeito das relações de dinâmica urbana.

Durante a oficina, cada grupo foi responsável pela elaboração de um mapa temático de Ponta Grossa. Os temas foram “áreas verdes”, “uso e ocupação de solo”, “equipamentos públicos”, “sistema viário”, e “relação com o entorno da cidade”. No total, 15 acadêmicos desenvolveram os próprios mapas e, posteriormente, fizeram uma apresentação de cada um.

A arquiteta Bianca Martins explica que ações como essa rendem bons frutos porque colaboram na formação dos profissionais que irão atuar na cidade no futuro próximo. “Além disso, alguns alunos não são de Ponta Grossa, e a elaboração dos mapas serviu para que eles adquirissem uma noção mais aprofundada da dinâmica do Município, e de equipamentos e infraestrutura disponíveis na cidade”, diz.

O IPLAN está sempre realizando ações em parceria com instituições universitárias, como forma de colaborar na formação de alunos. Em abril, o IPLAN recebeu a visita de um grupo de aproximadamente 100 acadêmicos e cinco professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Os estudantes vieram à cidade em uma atividade da disciplina de Planejamento Urbano e Regional, com o objetivo de visitar seis locais, identificando problemas e apontando soluções.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa