diario_dos_campos_aeroporto-1024x768

Aeroporto Sant’Ana

A adequação e ampliação do Aeroporto Municipal Comandante Antônio Amilton Beraldo (Aeroporto Sant’Ana), em Ponta Grossa, é uma ação da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Secretaria Municipal de Planejamento e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa- IPLAN, que visa adequar o antigo projeto as exigências impostas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a regularização dos voos comerciais.

Dentre as melhorias já realizadas constam a substituição dos sistemas de cabeamento elétrico e aterramento, para evitar curto-circuito e aumentar a segurança dos usuários do local, a colocação de uma biruta iluminada, que serve para orientar a direção do vento, a inserção de farol rotativo, que indica a localização do aeroporto em um raio de 10 quilômetros e a inclusão do gerador para suprir a falta de energia da rede pública, que são fundamentais para auxiliar dos pilotos em pousos e decolagens.

Essas melhorias possibilitaram a abertura ao público dos agendamentos de balizamento noturno. Para utilização do sistema de balizamento é necessário fazer o agendamento prévio, que está disponível nos horários das 8h às 17h, pelos telefones (42) 3901-1544 ou (42) 9144-7985.

A reforma da sede do aeroporto, que foi interrompida para que pudessem ser realizadas adequações de projeto, agora segue em plena execução. Para inclusão das adaptações estabelecidas pelo IPLAN, englobando espaços e serviços estabelecidos pela ANAC e as normas de acessibilidade, o antigo orçamento está passando por adequação.

O aeroporto contará com um novo terminal de passageiros, mantendo a estrutura e fachada do projeto original. O espaço vai contemplar os serviços de embarque e desembarque, lojas, área de alimentação e um posto médico, além de investimentos na pista de pouso e decolagem. O aeroporto deverá receber também uma estação de rádio transmissor para comunicação, estação meteorológica e um PAPI (Instrumento de aproximação visual).